terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Luxo lixo

Xangai é a capital financeira da China comunista. A danadinha vai tão bem que conquistou uma autonomia tal que lhe permite exercer a pena de morte até, sem nem precisar do aval de Pequim.

Só neste primeiro parágrafo já vem o estranhamento..

E tem mais! Cum fé:

A poluição em Xangai é especialmente preocupante. Não só atinge nossos pulmões, como chega a impedir a visão. Literalmente! Os aeroportos chegam a fechar por conta da má visibilidade. Fecham-se fábricas, mas... Se passarmos pelos diversos templos (e tem, viu!), ao redor há montes de lojinhas que vendem de TUDO. Não é para uso próprio. É para queimar!! Queimam de tudo, desde papéis que simbolizam dinheiro, a roupas e iPads para se oferecer aos mortos...

Aí está uma sociedade comunista extremamente materialista até na morte!

Visitamos um templo em que uma ala estava fechada, cheia de monges numa oração belíssima. Foram contratados: 60 mil dólares, para orar por uma passagem tranquila de um ente querido de um comunista endinheirado budista rsrs...

Na comemoração do ano novo chinês, o primeiro a tocar o tambor terá um ano de boa fortuna. Para entrar nos templos, entrada a 100 dólares. Para ser o primeiro a tocar o bumbo, 800!!

Nos templos, na "abóboda" que ostenta o altar do buda, inúmeras estátuas douradas a enfeitam. Simbolizam famílias abastadas que compram o lugarzinho da boa sorte por 10 mil dólares!!!

Depois do amor-religioso comunista, o ápice do amor comunista: os casamentos.
O metro quadrado de Xangai é extremamente caro. 5 mil dólares, para uma população que ganha em média 500 dólares por mês. Desde a política de Mao para incrementar o exército e a produção agrícola, há muuuuito mais homens do que mulheres. Pela lei de oferta e procura comunista, as mulheres até os 25 anos estão por cima da carne seca: o pretendente tem que lhe oferecer um apartamento, a festa de casamento, uma lua de mel digna em hotel 5 estrelas. Para quem não tem condições para isso tudo, restam as barangas e as acima de 30 anos rsrs...
Uma entrevista com uma bela chinesa super "por cima da carne seca" revela seus ensejos comunistas sem pudores: "antes chorar numa BMW do que rir numa bicicleta"
Bom.. Se por um lado as chinesas estão com tudo, há que se considerar que seu tempo de esplendor é curto: só até os 25 anos. Por isso as futuras sogras muito se preocupam e montam "feiras" aos sábados para oferecerem suas filhas. Currículum Lattes, dotes, e coitado do rapaz que adentra ao recinto: são recebidos como um turista nas feirinhas, com aquela gentileza peculiar chinesa: empurrões, puxões, gritaria.. Affff!!!

Vamos passar então para a produção chinesa. A mercadoria, o trabalho, o fruto das ações.
Xangai é incrivelmente bela!! Prédios altos e modernos, a ala européia incrivelmente suntuosa e conservada, pontes incríveis... Tudo feito com uma velocidade absurda!!! Rápido, barato, lindo. Pode ser mais incrível?
Um prédio de 10 andares em 15 dias. Uma ponte em 2 meses!
Mas... Vamos dar um zoom nos produtos, nos detalhes: péssimo acabamento. Costura mal feita, rejunte pela metade, box que permite uma inundação do banheiro.. Uma ou outra construção desaba... De longe é lindo. De pertinho, uma porcaria.

Um luxo imitado.
O luxo vazio.
O luxo lixo.

Ou não...

Afinal, estão em pleno vapor, impondo-se no espaço com seu jeito próprio:
-empurrando
-gritando
-e cuspindo no chão

"E quem há de negar que aquele lhe é superior!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário