domingo, 29 de julho de 2012

Conexão ao real

Esta semana fiz uma tremenda descoberta!
Até gosto de correr, mas faço mais por obrigação. Os segundos na esteira parecem horas! A contagem regressiva é terrível - parece que o tempo-desejo está sempre além do tempo real. Um sério descompasso de tempo interno e externo.
Isso parece evidente. Afinal, a noção de tempo, de causalidade, como já coloquei em outros posts, não existe na nossa consciência. O pensamento voa loooonge, numa velocidade descompassada. Enquanto ainda estamos no início da trajetória real, já vislumbramos todo o percurso e a chegada.

Procuro correr com música. Passa o tempo. Mas mesmo escutando-na, o descompasso com o tempo real ainda existe. Afinal, o danado do pensamento persiste e continua alçando vôo.

Aí me lembrei que invariavelmente canto durante as cirurgias. Melhora a ansiedade, desconexo o fim almejado e passo a me concentrar somente no próximo passo...

É, o raciocínio impertinente atrapalha pacas.

Neste instante, a bateria do shuffle acabou. Bateu um leve desespero, afinal, ainda estava na metade do treino...

Respirei...

Pensei na música do Chico que parou no meio - acho que era aquela "já conheço os passos desta estrada, sei que não vai dar em nada, seus segredos sei decór"...

E passei a cantá-la! Não a imaginar a canção, mas a cantá-la de fato, combinando com a respiração, os passos, e tals.

E sabe que deu super certo! Minha cabeça não mais me sacaneava! Eu estava exatamente no segundo real.

Aí me dei conta de que existem algumas atividades (digo eferências) que nos conectam ao mundo real.
Cantar... e pensar somente na próxima estrofe da canção...
Talvez alguns rituais também, qdo feitos com a consciência plena. Ikebana, a cerimônia do chá, tricot, montar aqueles modelos da Revell...
De certa forma, conectam-nos ao mundo real. Ou, dá um descanso do racional impertinente naquele momento em que tenta nos trapacear.

Enfim, preciso pensar melhor nisso. Mas por aqui, basta a experiência que agora levo adiante - correr cantando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário