terça-feira, 19 de junho de 2012

On line - in line

"Habermas pretende mostrar que a evolução histórico-social das formas de racionalidade leva a uma progressiva diferenciação da razão humana em dois tipos de racionalidade, a instrumental e a "comunicativa", imanentes a duas formas de ação humana. A ação instrumental é aquela orientada para o êxito, em que o agente calcula os melhores meios para atingir fins determinados previamente. Esse tipo de ação é aquele que caracteriza o trabalho, vale dizer, aquelas ações dirigidas à dominação da natureza e à organização da sociedade que visam à produção das condições materiais da vida e que permitem a coordenação das ações, isto é, possibilitam a reprodução material da sociedade.
Em contraste com esse tipo de racionalidade, surge a racionalidade própria da ação de tipo comunicativo, quer dizer, aquele tipo de ação orientado para o entendimento e não para a manipulação de objetos e pessoas no mundo em vista da reprodução material da vida. A ação orientada para o entendimento é aquela que permite, por sua vez, a reprodução simbólica da sociedade.
A distinção de Habermas entre "sistema"e "mundo da vida"..."
M. Nobre

Percebe-se no dia a dia esta diferença. Neste mundo de conexões flúidas, em que a informação impera (mesmo a informação sem formação - a opinião), tenta-se correr atrás do tempo, navegando nas estatísticas, nas manchetes de jornal e sites, tentando-se prever a crise econômica de acordo com gráficos malucos e probabilidades. O mundo líquido de Bauman.
À princípio, fascinante: trata-se de uma leveza, espalhada pelos 4 cantos, com a impressão de que se agarra o mundo com o dedo mínimo. O mesmo se passa nas relações humanas. As pessoas passam por nós na mesma fluidez. Afinal, já se desenvolvem como "esferas" lisinhas, fechadas, e que em nada se agarram. Saem do mesmo modo como nos esbarraram. Dizem ser uma questão de sobrevivência...

Nesta trilha, um amigo meu conheceu uma executiva-esfera-up to date. Ela lhe propôs sustentá-lo em troca de um filho, um lar e uma transadinha aqui e ali. Queria suas funções, ou como diz M. Nobre, suas "ações dirigidas ao êxito" do que ela objetivava como Ser feminino parideiro. Ou ainda, queria as ações do meu querido amigo para prover sua reprodução material na sociedade. Afinal, não é fácil prestar contas familiares à sociedade em sendo solteira e sem filhos. Pouco se importava com o que ele era, o que fazia, seus afetos ou seus valores simbólicos...

Ações.. funções... informações.. desconectadas do Ser!!!!

Husserl no começo do séc XIX suspeitou da desconexão da matemática extremamente avançada (como pode existir um número imaginário ou irracional?) do mundo real, e fez questão de redefinir os números naturais. Depois de 2 séculos, há que se conectar ao mundo real novamente.

E se deixar conectar...

2 comentários:

  1. O lemming mais triste do mundo deve ser aquele que foi excluído por seus pares de participar do suicídio coletivo, e o lemming mais feliz deve ser aquele que acha o suicídio coletivo uma grande loucura/estupidez/idiotice.
    Difícil, hein.

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