quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A vida como obra de arte


Primeiro, cabe aqui dizer que as citações abaixo podem não ser exatamente o que seus autores disseram. São minhas interpretações livres de textos e aulas por aqui e ali.


Se vc tiver tempo e quiser aprender o que eu achei que, para mim foi o pulo do gato na minha profissão que lida com a vida, com o mundo real, vou tentar te explicar o que já tentei láaaaa atrás.

Isso vc conhece! Os empiristas ingleses (Locke, Bacon) e os racionalistas franceses (Descartes).
A base de conhecimento dos ingleses é a observação, a associação entre o antes/depois, causa/consequência, portanto dependente do tempo.
Já para Descartes, o conhecimento tem a razão como pilar. A matemática. A lógica. Atemporal, o relativismo para ele enchia o saco! Então, atemporal e atópico: nada de depender da época ou da região.

Muito bem, e veio Newton com suas leis e... Kant! As sínteses da natureza numa equação matemática! Cara ("meu" é coxinha, não falo mais!), e não é que funcionava? Prevíamos o próximo passo! O mundo na palma da mão rsrs.. Estatísticas, contas, equações, inequações... E já elaborávamos o cenário futuro!

Mas eis que... Chega Einstein! E Bohr! Coisas muito grandes e coisas muito pequenas não se encaixam na matemática cartesiana (pô, foi Descartes que fez a correspondência entre a equação e o plano espacial-os gráficos cartesianos!!! Show de bola!).. Na filosofia, Husserl e a fenomenologia: a matemática estava tão incrível, com os números irracionais e imaginários (raiz de número negativo, da quântica, é o must!), que era necessário voltar à terra, à realidade.. Os números naturais.1,2,3,4,5,6... Zero entra? Zero é foda.

A realidade (a natureza, o palpável); e a lógica (matemática ou a razão).

A lógica restrita ao mundo real, ao tempo e ao espaço... A lógica restrita ao irreversível, ou ao antes e depois.

Tudo isso para chegar neste ponto. Temos uma mania de Descartes, de traçar um plano lógico para a vida. E dá a sensação de que dá td certo. Vou estudar pacas para passar no vestibular, ser uma médica competente e descobrir a cura do câncer!!! Vou me casar depois da residência, ter um ap legal, dois filhos, aí me mudo para um maior, viagem p disney nas férias das cças, e p europa com meu marido...

E o que percebo hj em dia é que a vida é grata conosco até uns... Humm... 35 anos. É mta coisa por fzr, tudo dá resultado rápido independente de mim, do meu desejo, do que de fato quero. A merda vem DEPOIS que conseguimos isso tudo:

- qdo o tesão pelo marido acaba
- qdo a cura do câncer não chega
- qdo a filha adoece
- qdo viajar é igual a ficar em casa
...

Aí sim dá o nó que deu em Husserl! Percebemos como os planos, as metas, as equaçôes, escapam da vida real. Existe um gap entre eles. O gap é o "inesperado" o "acaso". Estes, meu caro, está principalmente nas relações humanas. Entre nós mesmos e entre eu e o outro.

Pois bem...

Existem as relações cheia de regras, protocolares, em que se fala sempre que está td bem, faz piada, ri bastante... E saímos exatamente do mesmo jeito que entramos. Relação cartesiana.

E existem as relações sem regras. Que nos transforma a cada perrengue ou a cada riso. Aquela que chamamos quando estamos no fundo do poço pq sabemos que nos transformará. Relação que é sincera, real, grandiosa como uma obra de arte!

Procuro sempre me relacionar deste último jeito. Até com pacientes realmente necessitados e dispostos. Por isso a grana nem me importa, e meus sócios ficam putos comigo...

Ok. Tem mto mais, mas paro por aqui. Se puder, estude isso. É uma bela lição de vida, cientificamente demonstrada por grandes mestres: descartes, bacon, newton, kant, husserl... E o caminho chega invariavelmente na obra de arte, expressão máxima de humanidade!! Racional, afetiva, criativa, sensitiva... todos os sentidos com igual importância, que afloram de algum modo através do nosso corpo.

É isso aí! Fazer da nossa vida, uma obra de arte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário