sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Encontro fugaz

para H


Tem pessoas que passam por nossas vidas
por 1 segundo
por 1 dia
por uma eternidade,

e conseguem arranhar nossa alma.

Encontro visceral que 
remodela o espírito
e nos torna ainda mais Belos

Não me esqueço.
Foi legal!

Bjs.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lacunas

Hj pela manhã recebi uma notícia punk. Um cara da faculdade, algumas turmas na minha frente, esfaqueou a esposa e a filha e se atirou do 7andar.

Meeeeuu!!!

Comecei a viajar:
- como foi o cenário?
- o que se passou na cena?
- o que motivou os integrantes?
O que se passa na cabeça das pessoas...
... ou, o que falta na cabeça das pessoas...

Aí parei para pensar por que estava viajando tanto nisso. Por que isso ocupou tanto tempo do meu tempo?

Acho que Marilena Chauí tem razão. O homem adora lacunas para preencher com o "pozinho" da razão. Investigar porquês, a orígem, a solução, o éter, o que for. Quer construir pontes, fazer conexões.

Mas não é qualquer lacuna...

É aquela que mexe com nossas "paixões" (pathos). Uma tragédia como esta, a cura do câncer, a conjectura de Poincaré, sei lá, a sincronicidade...

O que nos afeta? É o que dá o "pause" nesta rotina sufocante e que nos permite "tocar a terra".

É isso...
O "sentido" da vida, talvez

domingo, 23 de setembro de 2012

Meias verdades

Dia destes estava estudando as tragédias gregas de Édipo e Íon. Em especial o tema em que se descobre a verdade - trágica - através de meias-verdades.

(Não vou resumí-las por aqui. Há fontes muuuuito melhores que não vão se desviar por minha memória em franca decadência.)

Ou melhor, quando se omite uma parte da verdade por medo ou culpa.

Já vivi algumas situações destas. Invariavelmente leva ao grito de uma das partes (tal e qual as tragédias gregas. Elas sabem de TUDO, impressionante). O grito que arranca a verdade, cujas garras arranham as cordas vocais e faz calar qualquer integridade, tamanha a vergonha por não ter sido desvelada...

... inteira
... nua
... singela, como uma brisa, em sua transparência e força.

Qual a pretensão de quem a omite, ao se menosprezar a capacidade de quem é "poupado"?

Qualquer relação só é decente se se permite aflorar sua própria personalidade. E esta só é possível quando a verdade sobrepuja o medo de se magoar e de magoar o outro.

Impressionante como sempre voltamos para Kant e Foucault (pelo menos...). Os grandes e reais vilões, que não há como se perdoar, são o medo e a preguiça.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TPM masculina

Uma vez minha amiga dermatologista me disse que os homens estavam virando mulher e as mulheres, homens. Ou seja, os homens a procuravam cada vez mais por queixas estéticas que nem ela percebia. Mais que as mulheres...

Isso ficou na minha cabeça...

Eis que começo a comprovar. Não em termos estéticos, mas no comportamento mesmo. Antes, era eu quem tinha piti - e era obrigada a ouvir que poderia ser TPM... Hoje, só observo as idas e vindas carregadas de atitudes destemperadas (o "piti") dos homens, e a vergonha tremenda depois que percebem a cagada. Pelo menos nós, mulheres, já admitimos de vez e até descarregamos a culpa na TPM, mesmo que a época do ciclo seja totalmente diversa...

Mas os homens... Se a TPM inexiste para eles, a quem culpar?
A situação econômica, o chefe, o trânsito, a rebimboca da parafuseta...

A bem da verdade... querem muito caracterizar o que é masculino, o que é feminino, mas somos todos seres vaidosos, emotivos, instáveis, racionais, um caleidoscópio mesmo. E a combinação de todas estas características resultam em atitudes diversas que não deveriam ser surpreendentes. São próprias. E deveríamos estar cientes disso.

Deste modo, continuo com meus cremes, culpo a TPM indevidamente, e observo as atrapalhadas do sexo oposto com paciência, carinho, como faço com os pitis das minhas filhas.