domingo, 8 de abril de 2012

Sobre a verdade

"Será que você sabe que a verdade está por baixo de tudo, e um dia, ela pode ficar por cima?!"
Lulu, 10 anos

Nunca imaginei que fosse tão difícil dizer a verdade.
E como qualquer discurso que não seja verdadeiro, flutua num oceano obscuro de covardia e culpa. O medo de ferir, de delatar, enfim, das consequências das informações. E a culpa por omitir a verdade.

De novo, os valores morais que nos são imprintados no DNA - por vezes apelam para o "determinismo biológico"
http://autretourdelafolie.blogspot.com.br/2012/01/dizer-adeus-ao-determinismo-biologico.html

Quando nos deixamos levar por este emaranhado obscuro, distanciamo-nos cada vez mais da verdade. Já nem sabemos mais onde está a ponta do fio do novelo.
Como um sonho que tive, em que havia uma aranha enorme enroscada nos meus cabelos. Ameaçava, cutucava, a cada instante eu temia que ela injetasse aquele veneno infecto. E se escondia cada vez mais... Pedia aos meus queridos que me ajudassem a tirá-la, mas eu sabia que só eu seria capaz de fazê-lo.

É impressionante como, numa epifania trágica, algo surpreendente adentra pela porta do nosso quarto!!!!!

Paralisa!!

Como um grito no ápice da humilhação e cólera, o grito de Creusa (mortal e mãe do filho bastardo de Apolo, Íon) aos deuses. Quando a verdade grita e ganha corpo à revelia de qualquer consequência - inclusive, para os gregos, a morte.

E, num passe de mágica, ao invés da cascata de tragédias que paralisavam a sua palavra verdadeira, a sensação é de flutuar na tranquilidade das águas cristalinas...

De navegar enfim nesta verdade que emergiu...

A coragem da verdade, pura, sem enfeites e nem luxo, que não pede para agradar; e oferecida a quem percebemos que pede por ela, com as palavras certas, atentas ao momento certo (kairós).

Muitas vezes parece que não encontramos o momento certo de jeito nenhum. Mas isso ainda é desculpa. É o medo que novamente nos paralisa. O kairós chega no momento em que a verdade grita. Ou, quando enfim "ela fica por cima".

Há que se ter coragem. Muuuuuita coragem!

Simples assim ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário