sábado, 3 de dezembro de 2022

ESPIRITUALIDADE POLÍTICA 2

 "Quando falo de espiritualidade, não falo de religião, ou seja, é necessário distinguir muito bem espiritualidade de religião. É surpreendente constatar que a espiritualidade, o espiritualismo e a religião se misturam no espírito das pessoas em uma salada notável, uma 'marmelada', uma confusão impossível."

Michel Foucault em "O Enigma da Revolta"

 

Quando Michel Foucault deu esta entrevista sobre a Revolução Iraniana de 1979, o caos se instaurou na sociedade francesa, e principalmente o pensamento de esquerda. A mania de abrir um arsenal de guerra sempre que se escuta palavras-chave que, no fundo são sempre as mesmas, parece ser próprio do ser humano. Nunca acabará, e é melhor nos conformarmos com isso.

Posso dizer que o que gosto em M Foucault é que ele não se liga muito nos objetos, nos assuntos, nos temas... ele procura entender o processo de COMO o pensamento se organiza. E, se tivermos a frieza de segurar a raiva que se arma com tais palavras-chave, este processo é basicamente único para TODOS: só muda o tema (ou o político rsrs). Aqui eu peço novamente para meu querido leitor - Panacea.

Mantra:

1.Desarme-se!
2.Segure sua vontade de xingar ou já de me chamar de esquerdista ou direitista. Fique tranquilo, eu vou te escutar! Principalmente pq estamos todos em posição, agora, de construir uma vigilância racional e organizada para quaisquer governantes.
3.Tente se desvincular dos afetos grudados às palavras-chave. Acho que um dos maiores motivos de desentendimento é justo esse: os afetos são completamente diferentes, embora tenham o mesmo significado no dicionário.

ESPIRITUALIDADE

De acordo com Foucault, a espiritualidade é aquela que nos desloca, nos transforma, nos transtorna a ponto de renunciarmos à nossa própria individualidade. Ou seja, entre os ...istas do mesmo lado, eu tenho CERTEZA de que existem diferenças de opinião e posições aos diversos ítens da pauta. Quantos amigos queridos temos.. e quão diferentes de nós! Mas sempre há algo em comum. Pois bem, quando esse "algo em comum" é capaz de nos fazer relevar as diferenças, estamos no terreno da espiritualidade! Ou: "tornar-se outro do que se é, outro do que si mesmo".

ESPIRITUALIDADE POLÍTICA

Um santo.. uma causa.. um "medo".. a política.. uma "paixão": suscitam pulsões para sentir-se capaz de transformar o mundo, uma luz no fim do túnel pela qual topamos renunciar a nossa própria individualidade.

Talvez esta espiritualidade que nos dforça para acreditar em mudança, esteja no cerne de qualquer manifestação de revolta: a primavera árabe, nossa primavera de 2013, os movimentos de "occupy", entre outros tantos que surgiram nas redes sociais.

Se é para acreditar que podemos mudar, tá valendo!!!
Se é para experimentar e arriscar a transformar o que não concordamos em nossa vida, tá valendo!!! Talvez este seja o propósito, combustível para uma boa vida.

... o que não vale é, como trator, tentar arrastar inclusive quem não compartilha do mesmo ideal. Ou ainda ignorar a existência de metade do mundo. Tentemos desvincular os afetos das palavras-chave, e enxergar nossas diferenças para vigiar e participar na construção de uma boa vida.

se você chegou até aqui, já conseguiu seguir o primeiro mantra: "Desarmou-se!!"

Valeu!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário